Platina: por que ela é a escolha certa para suas joias?

A platina é um material precioso que tem sido usado para joias desde a Idade Média. É um metal raro, branco-prateado e extremamente duro, o que o torna ideal para anéis, brincos e colares, sendo utilizado junto com o diamante para joias chics que duram gerações.

Além de ser bonito, ela é um material muito resistente e durável. As joias feitas com ela são praticamente indestrutíveis e podem ser passadas de geração em geração.

O que é a platina ?

Ela é um elemento químico que produz um metal precioso. Descobertos pelos espanhóis no século XVI, foi descrito como metal branco que parece prata, e por esse motivo, batizaram o metal com o nome platina, diminutivo da palavra ‘‘Plata’’ prata em espanhol.

Denominada como um metal precioso assim como os metais nobres, como a prata e o ouro, além disso, essemetal participa do sistema cúbico sendo encontrada com formato de grãos irregulares.

platina
A platina é muito usada em joias, como os brincos. By freepik.

Características da platina

Ela é conhecida por ter um grande valor e raridade agregado por sua pureza e grande resistência, sendo usada em joias chics de auto valor. Contudo, essas não são suas únicas características.

  • Possui uma cor prateada com tons esbranquiçados que produz um brilho forte;
  • Alto nível de Dureza e resistência;
  • Usado em joalherias com 95% da sua composição sendo platina e 5% sendo ouro;
  • Perfeita para cravação de gemas, como o diamante.

Uma curiosidade legal é que no ano de 1985 foi colocado em exposição um vestido de fios desse metal feito a mão em Tóquio, ele pesava doze quilogramas e foi avaliado em 1.000.000 de dólares.

Ponto de fusão da platina

Sabemos que todo átomo tem seu ponto de fusão e com esse metal não é diferente. Seu ponto de fusão é de 1.772ºC

Uma das curiosidades da platina é que ela é resistente à corrosão pelo ar e também em água-régia ela se torna solúvel.

Joias de platina valem mais que as de ouro e prata?

O ouro e a prata são os mais conhecidos e usados, porém, a esse metal se destaca como a mais valiosa e cara de todas, devido a sua durabilidade e difícil trabalho.

O valor é mais caro por alguns pontos tornam a platina mais cara. Esses pontos se resumem na sua composição que é pura, exige mais prática do profissional, exige ferramentas especiais e alta temperatura para que possa moldá-la.

Onde encontrar a platina

Ela é um dos metais mais escassos na crosta terrestre, sendo assim, os lugares onde ela é mais encontrada é na Rússia, Canadá e África do Sul. Além disso, na África do Sul é encontrada a maior parte desse metal, cerca de 80%.

Existe a chance de encontrá-la na natureza em forma de grãos achatados ou em forma de pepitas misturadas com níquel, cobre e na forma que é combinada no mineral sperrilita.

Preço da platina no mercado de trabalho.

Metais preciosos como esse são avaliados em troys, cada troy é respectivo de 30g de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral do Ministério das minas e energia de 2012.

Ou seja, por troy esse metal vale 1.132,00 reais a 30 gramas. Já o ouro fica para trás, valendo 633,10 reais. Um quilo de platina equivale a 146.704,30 reais. Com isso, dá para concluir que ela é realmente muito valiosa e se destaca entre os metais nobres e preciosos.

Como você pode ver, a platina é uma excelente escolha para joias. Além de ser um metal precioso, é também resistente e não enferruja. Sem falar na beleza única que só esse metal, entre todos os outros, pode possuir. Entre no nosso site e conheça outros artigos sobre joias como a platina e outros!

 

Deixe um comentário