O que são semijoias: Aprenda as diferenças entre elas e bijuterias

Afinal o que São semijoias? Elas são uma ótima opção para quem quer ter um acessório bonito e sofisticado, mas não quer investir tanto quanto em uma joia. Mas você sabe qual a diferença entre joias e bijuterias? Neste conteúdo, vamos abordar as principais diferenças entre esses dois tipos de acessórios.

O que são bijuterias?

As bijuterias são peças que, no ramo da ourivesaria, também chamada de joalheria, têm no seu processo de fabricação o uso de ligas metálicas semelhantes ao ouro e a prata, mas essas ligas têm valor reduzido.

Nas bijuterias se usam pedras semipreciosas, plástico e vidro colorido a fim de simular joias que usam metais e pedras preciosas.

Resumindo, uma bijuteria pode ser chamada de réplica de uma joia real, porém, com valor e qualidades mais baixos.

Geralmente uma bijuteria tem uma vida útil reduzida, já que é fabricada com materiais que suportam menos os intempéries do uso diário. Já as semijoias e as joias propriamente ditas, tem resistência e uma qualidade maior nos materiais usados na sua fabricação, com isso o valor também é superior.

O que são semijoias?

As semijoias possuem o mesmo design delicado das joias, utilizam zircônias e cristais naturais em sua fabricação, o que agrega muita beleza à semijoia, além de tornar essas peças únicas.

São banhadas ou folheadas usando metais preciosos, como ouro e prata, diferentemente das bijuterias que usam ligas metálicas que simulam estes metais preciosos.

Mais a frente, vamos diferenciar o banho e a folheação das semijoias.

O que podemos considerar como semijoia?

Segundo o dicionário, a semijoia é definida como qualquer objeto de adorno que recebe uma camada “folheada”,  de algum metal precioso como ouro, prata, ródio dentre outros.

O que são joias?

Você sabia que no Brasil, ainda não temos uma norma ou classificação para se diferenciar joia de semijoia?

A falta desta classificação abre brechas para muitos erros e dificulta a vida do consumidor final, pois se a diferenciação existisse, a escolha pelo cliente e a precificação dos produtos seria mais objetiva.

Esse fato faz com que essa classificação seja feita pelo mercado.Vale lembrar que tanto a semijoia quanto a joia tem um valor muito maior quando comparado às bijuterias, isso se deve aos materiais utilizados, exclusividade e métodos de produção.

Agora vamos elencar as principais características que definem uma joia:

Composição

joias são fabricadas totalmente com metais preciosos e nobres, prata e ouro são os mais usuais.

Durabilidade

A durabilidade das joias é inquestionável, por serem fabricadas em metais nobres, se mantidas com zelo e corretamente utilizadas, tem vida eterna, podendo passar de geração a geração, como ocorre em muitas famílias.

Para falarmos das semijoias, elas quando bem cuidadas e se forem peças de procedência que receberam um banho de metal nobre de qualidade, podem durar vários anos.

Preço

Pela pureza dos metais nobres e quando utilizam pedras preciosas em sua composição, as joias são naturalmente mais caras.

Isso abre um leque maior para o uso das semijoias, pois elas entregam a mesma beleza, qualidade de acabamento e durabilidade alta, por uma fração do valor da joia.

Exclusividade

Quando estamos falando de exclusividade, as joias têm o primeiro lugar no podium. Elas agregam não só materiais de valor, mas também o conceito do joalheiro que a desenvolveu, isso as tornam únicas e exclusivas.

Fato interessante é que o mesmo acontece com as semijoias, elas passam pelo mesmo processo criativo de design e isso as tornam em peças de alta exclusividade.

Por que escolher as semijoias?

Vimos as principais diferenças entre as bijuterias, joias e semijoias, e o que podemos concluir é que as semijoias são a melhor escolha.

Por serem peças refinadas e que recebem atenção especial no design e na produção, as semijoias têm o caráter de exclusividade semelhante às joias. O acabamento nobre que as semijoias recebem as tornam duráveis e belas.

Apesar de ter todas essas características que a colocam no mesmo nicho que as joias propriamente ditas, a semijoia tem um valor muito mais acessível.

Vale muito a pena conferir as possibilidades que o uso das semijoias pode lhe trazer!

o que são semijoias
As semijoias são uma alternativa mais barata das joias. By freepik.

Diferença entre folheado e banhado?

Folheado

Os folheados recebem uma camada fina de metal nobre, passam por um processo de compressão a fim de fixar melhor essa camada na peça.

Banhado

Na produção de peças banhadas, elas são mergulhadas em uma solução química contendo o metal precioso diluído. Uma corrente elétrica passa pela solução em direção a peça, e com isso, o metal precioso é depositado na superfície da peça. Esse processo é chamado de galvanoplastia.

Geralmente os banhos são classificados e medidos em mícrons, que são a milésima parte de um milímetro, portando quanto maior a camada maior a quantidade de metal nobre usado.

Pedras usadas em semijoias.

Zircônias

É o substituto sintético do diamante. Enquanto o diamante é formado pela natureza a zircônia é feita pelo homem, podendo ser incolor ou receber a coloração desejada.

Pérolas de água doce

São substitutas as pérolas de água salgada, os moluscos que as produzem podem gerar até 10 pedras de uma só vez.  Além disso, são encontrados em lagos e rios de água doce, mas também podem ser cultivados em cativeiro.

Olho grego

Além de espantar o mau-olhado, acredita-se que o olho grego traga sorte, energia positiva, saúde, luz e proteção. São usadas por jovens e pessoas mais velhas, além de ser  belas e carregam muito significado.

Ametista

Predominantemente de coloração violeta, está relacionada à sabedoria. Também dizem ter poder para atuar na mudança de estado mental, atuando na frequência e modulação mental

Semijoias causam alergia?

O vilão causador das alergias é, na maior parte dos casos, o níquel, este metal pode estar presente nas semijoias e bijuterias. O níquel é um metal pesado, com potencial alérgico, tóxico e de efeito acumulativo no organismo.

Por isso você deve optar por semijoias livre de zinco, com essa medida, o risco de desenvolver uma alergia é muito menor, pois os metais nobres usados nas semijoias dificilmente irão causar problemas de natureza alérgica.

Como usar semijoias com elegância?

Existe um princípio básico para o uso das semijoias, o princípio dos pares, com ele você irá aumentar a sua elegância e fortalecer sua aparência e beleza de forma discreta e natural.

Sempre utilize um conjunto de duas semi joias combinando, podemos usar como exemplos:

  • brinco + pulseira
  • anel + colar
  • brinco e colar

Brincos pequenos trazem elegância e contrastam bem com um colar maior. Use a criatividade a seu favor e se divirta!

Perguntas frequentes

Como escolher um colar?

Ele deve acompanhar a linha do decote e não deve atrapalhar, além de ficar aparente em toda a sua totalidade.

Qual o brinco que está na moda ?

Um formato diferente dos brincos tradicionais, o earcuff, vem ganhando espaço. Além de ser perfeito para quem não tem o segundo nem o terceiro furo.

Como escolher um anel?

Pedras redondas são um clássico, pode ser usado também anéis grosso e horizontais. Ademais, eles dão leveza e volume em mãos com dedos finos

Qual tornozeleira devo usar?

Quanto mais alta você for, mais grossa poderá ser sua tornozeleira. Elas também devem ter um adorno com pedras cintilantes para gerar pontos de luz.

O que é choker?

Geralmente feito de silicone ou metais preciosos, o choker é aquele colar que fica bem justo ao pescoço, ele traz um ar sensual e quebra de padrões.

Qual é melhor, banhado ou folheado?

Sem sombra de dúvidas as semijoias banhadas são muito melhores que as bijuterias folheadas, o banho agrega valor, durabilidade e brilho à semijoia.

Qual o melhor site para comprar semijoias?

O melhor e-commerce de semi joias é sem dúvida a loja PIUKA, nela você encontrará uma infinidade de semijoias de alta qualidade e exclusividade, que são a primeira escolha de muitas influencers.

Qual a diferença entre folheado e semijoia?

O  folheado recebe uma camada fina de metal nobre, já a semi joias além de receber um acabamento de metal nobre muito mais grosso, as semijoias tem em sua composição materiais de qualidade superior.

Os principais materiais usados para a fabricação das semijoias.

São eles o ouro, prata, ródio, pedras semi-preciosas e ouro branco.

Deixe um comentário