Alianças de casamento: 10 melhores dicas para você achar as alianças perfeitas para seu casamento!

O casamento é a cerimônia mais importante de um casal, e nela, você promete amar o seu cônjuge até o fim. E para lembrar dessa promessa, é colocado um anel, geralmente de ouro, no dedo anelar esquerdo dos dois parceiros o que o torna o principal símbolo dessa união.

Uma peça dessas irá ficar com o casal por muito tempo, e por isso é necessário que eles gostem muito da peça e que ela seja de boa qualidade para durar tanto tempo quanto a união dessas duas pessoas. Por isso, separamos as melhores dicas para te ajudar a escolher a melhor aliança para seu casamento!

Como surgiu o uso da aliança?

No Egito antigo, há cerca de 4800 anos atrás, admiravam o círculo como forma perfeita, pois não possuíam começo e nem fim. Com isso, os egípcios começaram a relacionar esse formato com o amor e a vida eterna. Por isso, eles usavam raízes ou tiras de couro para formar um círculo e colocá-lo no dedo para representar o amor entre duas pessoas.

Os Gregos e Romanos também pegaram esse costume, contudo, eles decidiram usar esse anel no quarto dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo passa uma veia ligada ao coração chamada de Vena Amoris (veia do amor). Além disso, começaram a fazer anéis de aço, porque eram mais duradouras.

Nos anos 900 D.C, a igreja católica adotou essa tradição, e com isso, ficou famosa no mundo todo, o que fez elas evoluírem e chegarem no que são hoje.

Como escolher uma ótima aliança de casamento

É importante analisar alguns pontos cruciais na hora de comprar uma aliança, pois eles irão definir o preço e a durabilidade da peça. Um desses pontos são os materiais que, de modo geral são feitos de:

  • Platina: é mais pesada e durável que o ouro, ele se destaca por ser mais macio e resistente que os demais materiais;
  • Ouro: são usados em quilates (k). Sendo que 24K significa ouro puro, 18K são 75% ouro e 14K são 58,5% ouro;
  • Tungstênio: e um material que demanda menos manutenção é mais resistente a riscos e banhado a ouro. Contudo, ele pode quebrar com impactos;
  • Prata: ele também é usado em alianças, mas nunca ouro, pois a aliança fica muito macia, por causa disso, usa-se prata 950 e 925 (95 e 92,5% de prata puro);
  • Liga de moedas: liga que é utilizada para fazer moedas, sendo resistentes a impactos e ao tempo. Porém, perdem o brilho com o tempo e precisam de manutenção;
  • Aço inox: resistente a arranhões e impactos. Elas são de boa qualidade e muito econômicas, e ainda levam características de outros materiais.

Olhe o formato da aliança

É importante se atentar ao formato do seu anel, pois você ficará muito com ela por muito tempo, ou seja, você precisa comprar uma que seja confortável para você e entregue estilo e elegância.

As peças mais confortáveis são as alianças retas com um designer moderno, alianças levemente curvadas que possuem muito brilho, alianças levemente arredondadas e as alianças chanfradas.

Se atente a numeração e a largura da aliança

A numeração do anel é muito importante, pois isso evita que a aliança fique folgada ou apertada no seu dedo. Por isso verifique a largura do seu dedo antes de comprar.

Quanto a largura da peça vai de seu gosto. Elas vão de 1,5 mm, as mais discretas, e vão até 9 mm, sendo super largas. Além disso, vale conferir o peso da peça , que também depende do material que é feito.

Aliança
As alianças de ouro são as mais usadas. By Freepik

Aliança com solitário

Ela é um anel com uma pedra preciosa no anel da noiva, enquanto o do noivo é totalmente liso. Além disso, esse tipo de anel é mais customizável, com a opção de colocar várias pedrinhas, uma pedra grande no centro ou uma pedra no centro e várias pedras em volta.

Essas pedras geralmente são diamantes ou zirconia, pedra que parece diamante que é encontrada na natureza ou feita em laboratório, possuindo um brilho intenso e elegante e é bem resistente e barata.

Escolha alianças com bom acabamento

O acabamento da peça é uma coisa muito importante, pois é ela que dá a característica única e a durabilidade para a peça. Por isso, priorize as joias com acabamentos melhores e mais trabalhadas, pois irão durar mais tempo.

Existem dois tipos de acabamentos de joias:

  • Polido: esse tipo de acabamento ressalta o brilho da joia;
  • Jateado: deixa textura diferenciada ao toque.

Alianças hipoalergênicas

Se você tem alergia ao utilizar alianças ou anéis, fique tranquilo, existem peças para casamento hipoalergênicas. Na verdade, é difícil alguém ter alergia com alianças de prata e ouro, mas pode acontecer. Porém, às vezes não é a peça, e sim seus hábitos.

Muitas pessoas não sabem, mas devemos tirar o anel quando formos tomar banho, pois, substâncias, como o próprio shampoo, se acumulam sob a peça, o que pode deixar sua pele irritada ao longo prazo.

Esperamos que esse post tenha sido útil para você ao escolher as alianças de casamento! Se você gostou, não deixe de ler os outros artigos do Portal das Joias. Temos certeza de que você vai encontrar muitas informações valiosas para ajudar na escolha do seu anel de casamento.

Deixe um comentário