Pedra filosofal: o que é e todas suas curiosidades

Sem dúvidas a pedra filosofal tem seu lugar nas páginas da história humana, essa “substancia” é constituída por uma pedra preciosa. Porém, a pedra filosofal representa um conceito filosófico, era um dos objetivos principais dos alquimistas.

Essa pedra na prática era capaz de transformar qualquer metal em ouro. Digamos que a pedra filosofal traria riqueza incalculável a quem a possuísse.

Mas a pedra filosofal existe de verdade? Essa pergunta é objeto de especulação e estudos até hoje. Ainda existe historiadores e praticantes de alquimia que tentam achar a resposta para essa pergunta.

O que é pedra filosofal?

A pedra filosofal é definida como um objeto ou substância dotada de poderes incríveis, ela seria capaz de transformar metais em ouro.

Muito citada em livros antigos e mais recentemente serviu de enredo para o Harry Potter and the Philosopher ‘s Stone (Harry Potter e a Pedra Filosofal). Essa pedra misteriosa está presente no contexto contemporâneo e na cultura pop.

Na literatura vimos que a pedra filosofal era capaz de elixir a vida ou substância capaz de prolongar a vida de quem a bebesse uma poção feita com a pedra filosofal.

Como a pedra filosofal surgiu?

Nicolas flame, um escrivão e mercante ingles, teria supostamente encontrado a receita para se fabricar a pedra filosofal em um livro mistico. Há relatos de que Nicolas e sua esposa viveram mais de 600 anos, e essa lenda é contada no filme de extremo sucesso Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Para entendermos o que é a pedra filosofal, precisamos entender alguns conceitos da alquimia, pois essa pedra é capaz de:

  • Mudar a matéria 
  • Mudar o espírito do praticante de alquimia
  • Transformar metal em ouro

Pedra filosofal para transformação da matéria

Quando o contexto de estudo se refere a mudança de chumbo em ouro, por exemplo, a pedra filosofal tem a forma de uma pedra preciosa propriamente dita. Mas quando estamos no campo filosófico, a pedra filosofal é citada como um conceito ou uma ideia.

Para os alquimistas essa pedra estaria envolvida em novos níveis de consciência. Digamos que ela serviria para purificar os homens e desprende-los da sujeira do mundo material.

Para que serve a pedra filosofal?

Serve para curar doenças e de certa forma proporcionar a imortalidade. Nos textos alquímicos que descrevem a formação da pedra filosofal, ela é criada a partir dos elementos básicos da natureza: ar, terra, água e fogo. Por isso, é possível deduzir que uma pedra com todas as propriedades da natureza seja capaz de tudo, como por exemplo:

  • Criar uma substância capaz de curar qualquer doença e ferida no mundo. Essa é uma crença da alquimistas.
pedra filosofal o que é
Foto de Mikhail Nilov

Qual é a cor da Pedra Filosofal?

A pedra filosofal pode ter 2 cores de acordo com os textos medievais e alquímicos, sendo:

  • Pedra filosofal branca que transforma qualquer metal em prata;
  • Pedra filosofal vermelha que transforma qualquer metal em ouro.

Esses mesmos textos descrevem ainda que a pedra filosofal tem o aspecto parecido com o vidro.

Lenda da Pedra Filosofal

Sendo um dos objetivos centrais a serem atingidos pelos alquimistas, a pedra filosofal tem sua lenda distribuída por inúmeros contos e livros. Ela é capaz de trazer riquezas infinitas a quem a possuir e trazer a imortalidade.

Digamos que a pedra filosofal é um elemento “vivo”, assume formas diversas e finalidades distintas em muitas lendas.

O processo de produção dessa pedra é um mistério até hoje, dizem que alguns alquimistas conseguiram “fabricar” a pedra filosofal, podemos citar algumas fontes literárias pra você pesquisar:

  • Nicolas Flamel, copista e alquimista francês.
  • Maria, a Judia, alquimista e filósofa grega
  • Caterina Sforza, alquimista italiana
  • Paracelso, astrólogo, alquimista, médico suíço/alemão
  • Marie Meurdrac, alquimista e química francesa
  • Conde de St. Germain (1712-1784): ourives, músico e alquimista, romeno
  • Alessandro Cagliostro, alquimista e maçom italiano
  • Fulcanelli, alquimista francês
  • Eugène Léon Canseliet, alquimista francês

Curiosidades sobre a pedra filosofal

Um fato interessante sobre a pedra filosofal é seu caráter metafísico, capaz de transformar não só metais simples em prata ou ouro, mas também em transmutar a consciência do alquimista.

Essa pedra seria capaz de dar conhecimento e sabedoria além do imaginável. Outra curiosidade é sobre produção da pedra filosofal. Digamos que o alquimista “cozinhava”, por muito tempo os ingredientes secretos para produzir a pedra filosofal, e nesse processo tedioso e cansativo o alquimista mergulhava em pensamentos e reflexões.

“…o praticante de alquimia absorvia pela prática o brilho da chama de sua fornalha ao cozinhar a pedra, e isso abria os olhos da mente para o conhecimento oculto pela matéria!”

A lenda da pedra filosofal é tão bela quanto a pedra, mas ainda é cercada de mistérios e histórias incríveis, vale muito a pena conhecê-la através dos livros e filmes.

Quando a pedra filosofal foi destruída em Harry Potter e a Pedra Filosofal?

Harry Potter ea Pedra Filosofal, é um dos filmes da série de filmes Harry Potter, baseado nos livros da escritora britânica J. K. Rowling. Nesse filme a pedra filosofal foi destruída em 1992, Nicolau Flamel e sua esposa, Perenelle, faziam uso da pedra filosofal para terem vida longa.

O professor Dumbledore alega ter destruído a pedra, isso deixa Potter muito triste, pois ele sabe que Flamel e sua esposa usavam a pedra filosofal para produzirem o elixir da vida eterna e se manterem vivos. Harry Potter é consolado por Dumbledore que aponta o fato de Flamel e sua esposa já terem tido uma vida longa, mais de 600 anos e com isso já estariam prontos para receber a morte.

Como fazer a pedra filosofal?

Bem, produzir a pedra filosofal não é uma tarefa fácil, pois não existe uma receita a ser seguida, mas tivemos acesso a uma lista de ingredientes.

Segundo os textos medievais sobre alquimia, a pedra filosofal é produzida a partir da união dos quatro elementos básicos da natureza: terra, água, ar e fogo. O modo de preparo e as proporções desses ingredientes permanece um mistério até hoje! Essa pedra é parecida com a pedra de gelo em sua composição.

A pedra filosofal existe?

A existência física da pedra filosofal é muito improvável de ser analisada. Mas no campo de estudo esotérico, a pedra filosofal é um conceito de purificação do indivíduo, portanto é real.

Gostou de saber sobre a pedra filosofal? Não deixe de conhecer outros significados místicos das pedras preciosas aqui.

Deixe um comentário