Entenda a diferença entre joias, semijoias e bijuterias de forma fácil!

As joias, semijoias e bijuterias são acessórios que toda mulher adora. Mas às vezes fica difícil saber qual a diferença entre elas. Neste artigo, vamos te explicar de forma fácil e rápida as principais diferenças entre esses três tipos de acessórios. Ficou curioso? Então continue lendo!

O que são Joias?

São peças formadas completamente por metais e pedras nobres. Sendo seu custo, durabilidade e resistência bem mais elevado que bijuterias e semijoias.

Os metais nobres usados em joias são a prata, o ouro, o ouro branco, o titânio e a platina. já as pedras que eles possuem são os diamantes, esmeralda, safira, rubi e etc.

Qual a diferença entre joia, semijoia e bijuterias?

Semijoias

São aquelas que parecem com joias, mas possuem uma durabilidade boa e tem a famosa folheação com materiais nobres.

Podem ser produzidas com estanho, latão e bronze, que são materiais conhecidos como vulgares e não duráveis, Contudo, seu revestimento é em ouro ou prata.

As pedras que acompanham as semijoias são semipreciosas, como o  quartzo, olho de tigre, ônix e cristais.

Como são feitas com material de baixo custo, seu valor se aproxima do valor de bijuterias. Porém, se você cuidar bem delas, poderá durar por anos com sua beleza intacta.

Joias

São feitas com gemas nobres como, esmeralda, diamante, rubi, safira entre outras, e também com metais nobres, como prata e ouro.

Possuindo sempre uma beleza exclusiva que chama a atenção por onde passa. Além disso, sua durabilidade é invejável, podendo durar por décadas com a mesma beleza do dia de sua compra. Porém, seus valores são escandalosamente caros, quanto mais caro mais nobre seus materiais.

Bijuteria

Ela é a mais simples da categoria, sendo feita com materiais baratos, acaba causando coceira em alguns usuários além de oxidar, descascar e escurecer Além disso, normalmente sua cor é dada por uma pintura em prata ou ouro.

Infelizmente uma biju não dura por muito tempo, por isso, ela é usada durante uma moda, mas não para se ter por muitos anos.

Como identificar uma joia, semijoia e bijuteria?

Uma joia sempre terá mais detalhes, será mais brilhosa e acompanha pedras preciosas. Com isso, as joias se tornam muito caras e chamativas por conta do seu brilho e materiais usados na fabricação.

Como queira comprar uma semijoia, pergunte ao vendedor quantas camadas de banho a peça possui, pois, uma peça só é considerada semijoia quando possui 7 ou mais banhos em ouro ou prata.

Também fique atento às pedras da semijoia, pois elas são colocadas no produto quando o material está líquido, ou seja, diferente das bijuterias, as pedras não são coladas.

Uma bijuteria possui um preço mais baixo, menos detalhes em sua estrutura e possui menos que 7 banhos de ouro ou prata, e suas pedras são coladas ou estão sendo seguradas pela estrutura da peça.

Como saber se uma joia é verdadeira?

Existem alguns truques que você pode fazer para identificar se uma joia é verdadeira, um deles é pegar um imã e aproximá lo de sua joia, caso ela grude no imã, então a joia não é verdadeira, pois, metais preciosos não são puxados pelo ímã.

Você também pode colocar três gotas de vinagre nela, deixar por um tempo e observar a tonalidade da jóia. Se a sua cor continuar a mesma, ela é nobre, caso mude a cor, significa que ela oxida e não é uma boa joia.

O que podemos considerar como joia?

Pode ser considerado joia toda peça feita com ouro, prata, platina e titânio, e gemas raras e nobres. Joia é aquela que te traz uma visão única e uma alta qualidade entre outras modalidades.

Se você tiver a possibilidade de verificar,  as jóias são feitas de pelo menos 70% de materiais nobres.

Pedras preciosas para fabricar jóias

Quando pensamos em jóias logo nos vem à mente colares de diamantes, anéis de esmeralda e até brincos de rubi. Essas são as mais comuns na fabricação de joias, mas existem outras pedras preciosas que são usadas.

Nosso país é rico em variedade de minerais, além disso, o Brasil é um dos países que mais abastece o mundo da joalheria. As gemas são procuradas com frequência por clientes que buscam acessórios de qualidade, sendo muitas vezes em investimento.

semijoia
Olhe bem para ver se a peça e uma joia, semijoia ou biju. By macrovector

Quais são as pedras valiosas mais usadas na fabricação de joias no Brasil?

Quando se fala em colares, brincos e anéis, você sabe quais são as principais pedras usadas ? continue sua leitura para descobrir.

Diamante

Sendo um símbolo de status, o diamante é uma das mais usadas em joias de todo tipo, sendo um material mais duro encontrado na natureza.

Uma gema de qualidade é translúcida, sua lapidação e seu polimento devem aumentar seu brilho, quanto mais quilates maior seu valor. Além disso, essa pedra é hidrofílica e lipofílica, o que a torna uma das pedras mais brilhantes do mundo.

Ametista

Com sua coloração nos tons de roxo e lilás, ela é muito escolhida em joias como colares, brincos, anéis e pulseiras.

Também ela é escolhida pelos seus benefícios místicos, sendo a gema mais escolhida entre os quartzos. No nosso país é muito comum a mineração e busca dessa gema, sendo bem comum sua confecção. Seu valor também é um pouco salgado.

Água marinha

No Brasil sua extração é de 90% do mundo todo, tendo seu nome dado pela sua cor que se iguala a cor do mar, ela é uma joia muito procurada, pois além de ser elegante, também te trará proteção e sabedoria no seu dia a dia. além disso, quanto mais escura sua cor for, maior será seu valor..

Opala

Ela é uma pedra linda que diz acalmar as emoções com seu alto padrão vibracional, podendo ser encontrada em vários tons como branca, incolor, azul-leitosa, cinza, vermelha, amarela, verde, marrom e preta. Além do mais, a opala possui um brilho muito forte,chegando a se igualar com diamantes.

Dependendo da pedra é possível encontrar mais de uma cor nela. Aqui no Brasil essas pedras são extraídas no piauí.

Nas joalherias é muito comum encontrar a opala branca em brinco e anéis, a impala também simboliza 24 anos de casamento, conhecida como bodas de opala.

Pérola

Sendo muito conhecida em colares e brincos de pérolas, a pérola é considerada uma pedra biológica, que vem de ostras. Porém, muitas vezes são feitas em laboratórios, para que tenha uma linha de padronização, pois, quando é feita na natureza, pode não vir tão redonda ou de tamanhos iguais.essa pedra acaba se torna um ícone de status alto e beleza, por causa do seu preço, além de ser muito elegante.

O que é uma peça de semijoia?

São aquelas que são fabricadas com materiais que não são nobres, onde recebem normalmente um banho de ouro ou prata que chamamos de folheados.

Podendo conter pedras preciosas, mas muitas vezes sintéticas.

Qual a diferença entre folheado e semijoia?

Quando uma joia é folheada, ela recebe uma camada de ouro ou prata, que são materiais nobres, e isso define a durabilidade e o preço da peça.

E isso é uma característica da semijoias, não existe semijoia que não seja folheada.

Quando é considerado uma semijoia?

Quando existem pelo menos 7 camadas de material nobre, ou seja, quando a peça é mergulhada 7 ou mais vezes em prata ou ouro, isso a torna um pouco mais resistente e durável, e também, mais barata que uma joia.

Deixe um comentário