“Mandalas decorativas”

Por Madú Caetano
Professora de Etiqueta e Boas Maneiras

E-mail: Madú.sc@uol.com.br

Virou febre, todo mundo quer ter uma e muita gente quer aprender a fazer.
Quando pensamos em mandalas, logo vem a nossa mente algo místico.
Uns dizem que elas harmonizam o ambiente, outros pensam que traz sorte, outros ainda acham que é um símbolo de magia e poder.
Todos têm razão. Mas apesar de todos estes simbolismos, elas podem ser simples objetos decorativos.
O meu objetivo é falar sobre a mandala, como objeto decorativo, porém não há como separar uma coisa da outra, ela sempre vai trazer em si a harmonia das cores das formas e a beleza que resulta destas combinações.
No passo a passo de hoje vamos aprender a montar uma mini mandala, simples, porém muito bonita.
As mandalas são sempre redondas, pois este é o seu significado: circulo, ou círculo mágico Mandala - substantivo masculino, originário do Sânscrito que significa, circulo e por causa de seu uso nas artes religiosas orientais, passou a significar “círculo mágico”.

O círculo que iremos decorar pode estar sobre uma base quadrada, retangular, triangular ou circular. A base será apenas a sustentação de sua obra e não irá interferir de outra maneira na sua criação.
A partir do modelo proposto hoje, você poderá criar muitas outras mandalas.
Solte sua criatividade, deixe a arte fluir, pense em cores, formas, sons e crie outras obras.
O prazer será todo seu.
Mãos a obra.

Material:
. uma tela 20x20 sem grampos
. papelão grosso (por exemplo um prato de papelão descartável)
. barbante fino ou linha de bordar de duas cores
. tinta acrílica ou PVA de duas cores sendo uma delas a branca
. uma folha de papel de seda branco
. cola tenaz rótulo azul
. contas pequenas que podem ser mini perolas, miçangas, cristais. etc...
. régua
. compasso, estilete
. dois pinceis médios
. lixa fina
Pinte sua tela com a tinta na cor escolhida (a do passo a passo é ocre). Enquanto a tela seca corte um círculo no papelão, da seguinte maneira: Abra o compasso na largura de 9 cm, desenhe o circulo no papelão. Marque bem o centro deste círculo para a partir dele riscar um círculo menor. Diminua 2 cm do círculo maior já traçado e risque dentro dele um círculo menor.

Com o estilete recorte o círculo formado com os dois traçados do compasso, lixe as bordas e reserve. Vai sobrar o centro de papelão cortado, dele diminua 1 cm e risque com o compasso outro círculo menor. Recorte com o estilete este círculo menor que chamaremos de bolacha, lixe as bordas e reserve.

Com a tinta branca clareie dois ou três tons a tinta que foi pintada a tela e pinte o círculo e a bolacha. Enquanto eles secam, corte um pedaço da folha de seda do tamanho que dê para embrulhar a bolacha toda. Amasse bem o pedaço da folha de seda até formar uma bolinha, desamasse com cuidado e reserve. Passe bastante cola sobre a bolacha e cole o papel de seda amassado sobre a bolacha.
Enquanto seca vamos passar a linha em forma de X no círculo amarre firmemente a linha no círculo e comece a fazer os Xs com a linha na cor escolhida.


Faça toda a volta e depois passe a linha da outra cor sobre os Xs.
Vamos agora fazer o arremate da bolacha: dobre as sobras da folha de seda no verso da bolacha e cole.
Espere secar novamente e depois impermeabilize a frente da bolacha passando cola sobre ela com um pincel. Deixe secar.
Centralize e cole o círculo enfeitado com as linhas sobre a tela, tomando o cuidado de deixar 1 cm de borda em cada lado da tela. Cole também a bolacha no centro deste círculo, tomando o cuidado de aproximá-la de um dos lados do círculo, como você vê na foto.
Espere secar e preencha com bastante cola o espaço vazio entre o círculo e a bolacha, em seguida vá cuidadosamente colocando as mini contas sobre a cola. Espera secar.
Sua mandala está pronta. Repare que você terá a lua crescente virando a tela de um lado e a lua minguante virando-a do outro lado.
Mudando as cores, os elementos, os tamanhos e a posição do círculo e da bolacha, você poderá criar outras mandalas.
Tente, invente e seja diferente.
© Copyright Portal das Joias 2002/2006 - Todos os direitos reservados
|Política de Privacidade| |©Lei de direitos autorais|